Google testa recurso de IA para gerar áudio nos resultados de pesquisa

Google anuncia teste de uma nova ferramenta que usa IA para gerar áudios nos resultados de pesquisa; saiba mais — Foto: Getty Images/Chesnot

 

Ferramenta chamada de “Visões Gerais de Áudio” vai usar o Gemini, inteligência artificial do Google, para gerar áudios nos resultados de determinadas pesquisas; saiba mais

 

O Google anunciou o lançamento do teste de uma nova ferramenta chamada “Visões Gerais de Áudio”, que vai utilizar o Gemini Google, inteligência artificial (IA) da empresa, para gerar áudios rápidos e conversacionais nos resultados de determinadas pesquisas feitas em seu mecanismo de busca. Segundo a empresa, o recurso poderá ajudar tanto os usuários que estão fazendo pesquisas sobre temas que não estão familiarizados, quanto aqueles que somente preferem uma experiência de áudio. Por enquanto, a funcionalidade está em fase de testes e pode ser acessada somente no Google Labs, programa experimental da big tech.

 

O que são as Visões Gerais de Áudio?

 

Segundo o Google, na página de resultados de pesquisa, o recurso “Visões Gerais de Áudio” exibirá tanto o player do áudio quanto páginas da web relevantes sobre o tema em questão, para ajudar a pessoa explorar ainda mais o assunto. Assim, quando o sistema determinar que a funcionalidade pode ser útil para a busca realizada, o usuário verá a opção para gerar um breve áudio sobre o tópico na página de resultados.

Dessa forma, quando você optar em criar uma “Visão Geral de Áudio”, será possível ver um reprodutor de áudio simples, com controle de reprodução e pausa, botão de volume, opção de ajustar a velocidade de reprodução e possibilidade de ver o tempo de duração do áudio. Além disso, a empresa afirma que é possível “curtir” ou “não curtir” o experimento no Google Labs, plataforma que permite explorar ferramentas e inovações experimentais do Google.

Qual o impacto da IA na página de resultados do Google?

 

As “Visões Gerais de Áudio” baseiam-se nas “Visões Gerais de IA”, os resumos gerados por inteligência artificial que o Google já disponibiliza no topo da página de resultados para determinadas consultas. Portanto, com o anúncio da nova ferramenta de áudio, a empresa busca alcançar pessoas que preferem consumir conteúdo por áudio ou que buscam maneiras mais acessíveis de obter informações.

Essa expansão do uso de inteligência artificial nos resultados de pesquisa do Google pode afetar ainda mais os sites que tentam obter um bom posicionamento na SERP. Recentemente, um relatório do Wall Street Journal descobriu que os resumos gerados por IA estão contribuindo para reduzir o tráfego dos sites de notícias, visto que o usuário já consegue acessar um resumo do que procura sem ter a necessidade de clicar nos links que aparecem na página de resultados. Com o novo recurso de áudio, essa situação pode se espalhar e diminuir o tráfego em muitos outros sites da web.

Com informações de GoogleTechCrunch e Wall Street Journal  e https://www.techtudo.com.br

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