Programa Ronda no Bairro chega à Praia do Francês com foco em segurança cidadã e escuta social

A Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, passa a contar, a partir desta sexta-feira (1º), com a atuação do Programa Ronda no Bairro, iniciativa do Governo de Alagoas voltada para a promoção da segurança pública com foco em proximidade, cidadania e acolhimento social. O lançamento oficial acontece às 10h, em frente ao Hotel Ponta Verde, com a presença do governador Paulo Dantas.

Presente desde 2018 em Maceió, o programa tem como base o policiamento comunitário, com ações que integram patrulhamento preventivo, mediação de conflitos, abordagem social e requalificação de espaços públicos. A chegada ao Francês marca a expansão para o quinto território atendido, somando-se ao Centro da capital, Orla Marítima, Jacintinho e Benedito Bentes.

“O Ronda no Bairro é um dos programas mais bem avaliados do Estado, com impacto comprovado na redução da criminalidade onde atua. Mais do que presença policial, levamos escuta, acolhimento e articulação com os serviços públicos. Essa é a segurança que aproxima e transforma realidades”, afirma o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.

A estrutura do programa no Francês contará com uma base fixa no trevo de acesso à praia e bases móveis na orla. As equipes atuarão todos os dias da semana, utilizando uma viatura, três motocicletas, três bicicletas e três patinetes, garantindo maior cobertura e mobilidade na região.

Além do patrulhamento, o programa inclui a atuação da equipe de Articulação Social, formada por psicólogas e assistentes sociais. Esses profissionais são responsáveis por acolher e encaminhar pessoas em situação de vulnerabilidade para os serviços públicos disponíveis.

Para reforçar o efetivo, 36 novos agentes iniciaram nesta semana um ciclo de formação, com aulas teóricas e práticas que abordam defesa pessoal, condução de viaturas e motocicletas, abordagem policial e social, além de noções de tiro defensivo. A capacitação também inclui temas voltados ao atendimento de grupos vulneráveis, como mulheres, pessoas em situação de rua e usuários de substâncias psicoativas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a atuação do programa nas áreas já contempladas tem gerado quedas expressivas nos índices de criminalidade. Em alguns pontos, os casos de roubos e furtos foram reduzidos em até 80%, e os registros de roubos a ônibus coletivos foram zerados.

Com a implantação no Francês, o governo estadual busca ampliar os resultados positivos e consolidar um modelo de segurança pública baseado na presença ativa, na escuta da comunidade e na integração com políticas sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *