Datafolha: 61% dos eleitores rejeitam anistia a Bolsonaro e aliados envolvidos em tentativa de golpe

Uma expressiva maioria dos brasileiros — 61% — afirma que não votaria de jeito nenhum em um candidato que defendesse o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a seus aliados envolvidos em ações golpistas. O dado é de uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (3), a poucos meses do início oficial da corrida presidencial de 2026.

A rejeição escancarada à proposta de anistia se destaca em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa a conduta de Bolsonaro e outros sete réus acusados de participar de uma tentativa de golpe de Estado. O levantamento foi feito nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 pessoas entrevistadas em todo o país, e margem de erro de dois pontos percentuais.

Enquanto 61% dizem que jamais votariam em alguém que defendesse o perdão ao ex-presidente, apenas 19% afirmam que apoiariam essa ideia nas urnas. Outros 14% dizem que “talvez” votariam, e 6% não souberam responder.

O resultado da pesquisa evidencia um obstáculo significativo para pré-candidatos que buscam o apoio do eleitorado bolsonarista: a vinculação a uma pauta de anistia pode gerar um desgaste profundo com a maioria da população.

O levantamento foi divulgado no mesmo dia em que manifestantes de direita se reuniram em diferentes cidades para protestar contra o ministro Alexandre de Moraes, criticar o governo Lula (PT) e defender a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Bolsonaro, no entanto, não participou das manifestações — ele está proibido de sair de casa nos fins de semana, por determinação da Justiça.

A rejeição à anistia deve pesar nas estratégias dos presidenciáveis nos próximos meses. Se, por um lado, o ex-presidente mantém uma base fiel, os números revelam que seu legado judicial pode afastar uma parcela decisiva do eleitorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *