Temer critica ações de Eduardo Bolsonaro nos EUA e sai em defesa de ministro do STF

O ex-presidente Michel Temer afirmou que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) age movido pela “emoção” ao tentar “salvar de qualquer maneira” o pai, Jair Bolsonaro (PL). A declaração de Temer foi dada durante o seminário Brasil Hoje, em São Paulo, onde ele analisou a atuação de Eduardo nos Estados Unidos. O deputado tem articulado sanções do governo norte-americano contra autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Temer também comentou sobre o “tarifaço” imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, aos produtos brasileiros, e disse que, embora a família Bolsonaro tenha contatos nos EUA, a medida tem motivos mais econômicos e políticos. Ele sugeriu ainda que o presidente Lula deveria dialogar com Trump para resolver a questão. “Acho que houve um exagero nas medidas tomadas pelo estado norte-americano, mas eu acho que é preciso um diálogo. Não adianta dar bravatas. Não vale a pena”, disse.

Defesa de Alexandre de Moraes

O ex-presidente saiu em defesa de Alexandre de Moraes, a quem ele mesmo indicou para o STF. Temer elogiou o ministro, chamando-o de “constitucionalista de mão cheia”, e justificou a posição firme do magistrado, que, segundo ele, não é um recuo político, mas sim um compromisso com as provas apresentadas.

“Quando diz que não vai recuar, não é no plano político, ele não vai recuar das provas oferecidas. Ou seja, se as provas forem conducentes à condenação, ele vai pleitear a condenação. Se as provas forem conducentes à absolvição, vai pleitear a absolvição”, avaliou.

Fonte – Política alagoana