Procurador de Washington processa Trump para barrar controle da polícia local O procurador-geral de Washington D.C., Brian Schwalb, entrou com uma ação federal nesta sexta-feira (15) para impedir que o presidente dos EUA, Donald Trump, assuma o controle do Departamento de Polícia Metropolitana (MPD) por meio do envio da Guarda Nacional. A medida foi tomada logo após a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, nomear Terry Cole, chefe da Agência Antidrogas, como comissário de emergência do MPD.
Schwalb classificou a ação como “a maior ameaça já enfrentada pela autonomia da cidade” e pediu que a Justiça declare a medida ilegal. A prefeita Muriel Bowser também reagiu, afirmando que”nenhuma lei transfere a autoridade da polícia de Washington para o governo federal”.
Bondi revogou políticas recentes do MPD que limitavam a cooperação com autoridades federais de imigração. Já Trump justificou a intervenção dizendo que enviaria centenas de soldados da Guarda Nacional para enfrentar o que chamou de”emergência criminal” na capital.
Desde então, moradores relatam forte presença federal, com veículos militares Humvee e tropas da Guarda Nacional espalhadas em pontos estratégicos da cidade, como a Union Station. A chefe de polícia, Pamela Smith, orientou os agentes a seguirem suas ordens, e não de autoridades nomeadas por Trump.
Fonte : política alagoana