Bebê internado após reação a vacinas recebe alta em Maceió

bebê Isaac, de 1 ano e 8 meses, recebeu alta hospitalar após semanas internado em Maceió. Ele desenvolveu complicações de saúde graves menos de 48 horas depois de ser vacinado em um posto de saúde da capital. As vacinas – tríplice viral, meningocócica C e pneumocócica – foram aplicadas no dia 26 de agosto, no Posto de Saúde João Paulo II, localizado no bairro do Jacintinho.

Menos de 48 horas depois da aplicação das vacinas, Isaac apresentou febre alta e vermelhidão em um dos braços, que evoluiu para um abscesso. O bebê também sofreu sangramento no ouvido e precisou de atendimento emergencial. A família registrou um Boletim de Ocorrência. O quadro se agravou quando a criança foi diagnosticada com bactéria no sangue, sendo necessária uma cirurgia de drenagem.

De acordo com o pediatra Marcos Gonçalves, reações como febre e dor no local da aplicação são comuns após a vacinação, mas em alguns casos mais raros pode ocorrer a formação de abscessos. Segundo ele, essas complicações podem estar relacionadas tanto a uma resposta exagerada do sistema imunológico quanto a falhas no processo de higienização durante a aplicação.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Maceió informou que os primeiros resultados apontam para um quadro infeccioso, mas ainda não é possível confirmar se há ligação direta com a vacina ou com a técnica utilizada na aplicação. O órgão destacou ainda que acompanha o caso de perto e garante a manutenção da assistência adequada à criança.

Fonte – Conexão política Alagoas