Infusão natural pode aliviar inflamações, fortalecer a digestão e contribuir para a saúde respiratória
A tanchagem (Plantago major) é uma planta de origem europeia que se popularizou como um potente remédio natural. Utilizada há séculos na medicina tradicional, a erva conquistou espaço por suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e expectorantes, que ajudam tanto em inflamações da garganta quanto em desconfortos digestivos.Esses benefícios podem ser alcançados devido a presença de compostos com propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, como os alcaloides, flavonoides e terpenoides.As folhas e sementes de tanchagem podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e feiras livres, por exemplo. Elas podem ser usadas no preparo de chás e até mesmo para colocar sobre a pele ou fazer compressas, ajudando a cicatrizar feridas.
Segundo a nutricionista Leticia Gasparetto, a planta pode trazer benefícios, mas deve ser usada com cautela. “É essencial consumir com moderação. Grávidas e lactantes devem consultar um médico antes de utilizar a planta. A tanchagem é uma alternativa natural e eficaz para o cuidado com a saúde, mas é sempre bom ter cautela”, orienta.Benefícios do chá de tanchagem
- Ação anti-inflamatória: ajuda a reduzir processos inflamatórios no organismo.
- Fortalecimento do sistema imunológico, por ser fonte de vitaminas A, C e K.• Auxílio na digestão, melhorando o funcionamento do intestino.
- Efeito cicatrizante, acelerando a recuperação de feridas e irritações.
O nutricionista Clayton Camargos reforça a importância do consumo das infusões naturais no dia a dia. “O consumo de chá auxilia na eliminação de toxinas do corpo, promove uma digestão mais saudável e ajuda na imunidade e bem-estar”, explica.
Como preparar chá de tanchagem
O chá de tanchagem é preparado por meio da infusão das folhas secas em água quente, sendo indicado para aliviar sintomas respiratórios, melhorar o funcionamento do intestino e reduzir inflamações.
Além da infusão, a planta também pode ser consumida em sucos naturais ou usada em forma de compressas, aplicando as folhas amassadas sobre feridas e picadas de insetos.Precauções
Apesar dos benefícios, especialistas alertam que o consumo em excesso pode gerar efeitos indesejados. O ideal é utilizá-la como complemento de bem-estar, sempre com orientação profissional em casos de uso contínuo ou para tratamento de sintomas persistentes.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte : Metrópoles