Câmara homenageia Pai Marcos por liderança religiosa e trabalho social em Maceió

A Câmara Municipal de Maceió homenageou o babalorixá e presidente do Instituto Guerreiros de Jorge, Marcos Firmino de Oliveira (Pai Marcos), com a entrega da Comenda Tia Marcelina, proposta pelo vereador Allan Pierre.

A honraria faz referência à mais conhecida mãe de santo de Alagoas, Tia Marcelina, que morreu no episódio conhecido como Quebra de Xangô em 1912, e é destinada a personalidades que se destacam na promoção de serviços sociais e culturais na capital.

O vereador Allan Pierre destacou que a escolha de Pai Marcos se justifica pela sua história de vida dedicada à religião afro-brasileira e pelo trabalho social desenvolvido na parte alta de Maceió, em sintonia com a luta e resistência de Tia Marcelina. “Não é nenhum ato de gentileza, é um dever […] de reconhecer o trabalho de cidadãos maceioenses que se dedicam a essa cidade”, afirmou o vereador, reforçando que o agraciamento é uma prova de que o Parlamento

“é a casa de todos, a casa do povo”.

Pai Marcos recebeu a homenagem com emoção, vendo-a como um reconhecimento a todos da religião. Ele pontuou que o ato do Poder Legislativo é uma quebra de paradigma que permite a pais, mães e filhos de santo ocuparem espaços públicos e serem integrados na construção de políticas públicas.

A pesquisadora Maria Alcina Ramos de Freitas citou a contribuição dos terreiros, incluindo o de Pai Marcos, para a redução da desnutrição em comunidades, por meio da distribuição de alimentos, e lembrou o trabalho de desmistificação do preconceito que realiza na capital.

Fonte :Política Alagoana