Lula ignora alerta do Senado e avisa que não recuará de Messias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silvaavisou a aliados que manterá sua decisão de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF), apesar da forte pressão e dos alertas do Senado.

Lideranças do Senado fizeram chegar ao Palácio do Planalto a informação de que Messias não teria, atualmente, os votos suficientes para aprovar sua indicação na Casa. Um dos argumentos apresentados seria o placar apertado com que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, teve sua recondução aprovada: 45 votos favoráveis e 26 contrários. Este foi o placar mais apertado da história para um PGR desde a redemocratização. Gonet foi alvo da direita após denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro no inquérito do golpe.

O nome preferido da cúpula do Senado para a vaga no STF seria o do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Contudo, Lula prefere que Pacheco seja seu candidato ao governo de Minas Gerais em 2026.

Um integrante do governo com trânsito no gabinete de Lula confirmou à coluna que a decisão está mantida: “Pode ser apertado. Pode demorar. Mas será Messias”.

Fonte : Política Alagoana