A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (8), uma operação para apurar suspeitas de corrupção eleitoral e uso irregular de recursos de campanha em um município da região do Cariri, no Ceará.
Batizada de Propositum Sine Filtrum, a ação investiga a existência de pagamentos realizados para garantir a presença de pessoas — inclusive menores de idade — em eventos políticos durante o período eleitoral. Segundo a PF, há indícios de transferências bancárias e repasses via Pix a jovens, usados como incentivo financeiro para participação em atividades de campanha.
As apurações apontam que os pagamentos teriam ocorrido de forma recorrente, além da existência de mensagens que sugerem orientação direta sobre a oferta de dinheiro aos participantes.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências, veículos e também realizadas buscas pessoais. As ordens judiciais foram expedidas pela 70ª Zona Eleitoral de Brejo Santo. Documentos, registros financeiros e prestações de contas de campanha foram recolhidos e serão analisados tecnicamente.
Prisão em flagrante
No cumprimento dos mandados, policiais encontraram dispositivos eletrônicos contendo imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes. Diante do material, um dos investigados foi preso em flagrante por posse e armazenamento de conteúdo ilícito. Os equipamentos apreendidos passarão por perícia.
A PF informou que os investigados podem responder, em tese, por crimes previstos no Código Eleitoral, como corrupção eleitoral e falsidade ideológica para fins eleitorais.
Fonte : Política Alagoana

