Conexão Inhame

728x90

Aprovado PL do deputado Fernando Pereira que garante prioridade no atendimento a pacientes com câncer

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, na última terça-feira (23), o Projeto de Lei Ordinária nº 1336/2025, de autoria do deputado estadual Fernando Pereira, que assegura prioridade no agendamento de consultas, exames, tratamentos e procedimentos médicos para pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer no Estado.

A proposta estabelece que a prioridade deverá ser observada tanto por serviços públicos quanto por estabelecimentos privados de saúde em Alagoas, incluindo clínicas, hospitais, serviços de diagnóstico e demais unidades prestadoras de assistência à saúde.

O objetivo do projeto é reduzir o tempo de espera entre a suspeita, o diagnóstico e o início do tratamento. Em casos de câncer, a agilidade no atendimento é essencial para ampliar as chances de recuperação, evitar o agravamento do quadro clínico e garantir mais qualidade de vida aos pacientes.

Pelo texto aprovado, os estabelecimentos de saúde deverão adotar medidas para assegurar a prioridade na marcação de consultas, exames e tratamentos. A proposta também prevê que os locais informem, de forma visível, o direito garantido pela norma.

Para o deputado Fernando Pereira, a aprovação do projeto representa uma medida de proteção à vida e de respeito aos pacientes que enfrentam uma das doenças mais graves e sensíveis da saúde pública.

“Quando falamos de câncer, cada dia importa. A demora para uma consulta, um exame ou o início de um tratamento pode mudar completamente a vida de uma pessoa. Esse projeto busca garantir mais agilidade, mais humanidade e mais respeito a quem está enfrentando esse momento tão difícil”, afirmou Fernando Pereira.

Com a aprovação em plenário, o projeto segue os trâmites legislativos para que possa se tornar lei em Alagoas.

Cada Minuto

728x90
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore