Nem a chuva deste domingo (3) foi suficiente para desmobilizar os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se reuniram desde as 9h da manhã no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, em Maceió. O ato integrou uma mobilização nacional registrada em mais de 60 cidades, com pautas que incluem o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e a anistia a investigados e condenados por atos golpistas.
Faixas com os dizeres “Fora Lula” e “Fora Moraes”, bonecos infláveis do presidente Lula vestido de presidiário e de Moraes com “cabeça de ovo”, além de um carro de som, marcaram o tom da manifestação. Guarda-chuvas se espalharam entre os participantes, sinal de que o mau tempo não desanimou os manifestantes.
Entre os primeiros políticos a chegarem estavam o deputado federal Fábio Costa, o deputado estadual Cabo Bebeto e o vereador de Maceió Leonardo Dias.
A manifestação ocorre em meio às restrições impostas pelo STF a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa nos fins de semana — motivo pelo qual o ex-presidente não participou do ato. Ele é réu em processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022, com o objetivo de mantê-lo no poder mesmo após a vitória de Lula nas urnas. A ação penal é conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes no Supremo.
O pedido de anistia defendido nas manifestações busca livrar Bolsonaro de uma possível condenação, além de alcançar também os demais envolvidos nos processos relacionados ao 8 de Janeiro e à tentativa de ruptura institucional.