Deputado coautor da Lei Magnitsky condena Trump por sanções a moraes

O deputado norte-americano Jim McGovern (Partido Democrata) enviou nesta quarta-feira (20/8) uma carta ao secretário de Estado, Marco Rubio, e ao secretário do Tesouro, Scott Bessent, criticando o governo Trump por usar a Lei Magnitsky com fins partidários. A manifestação ocorreu após Trump sancionar o ministro Alexandre de Moraes, do STF. McGovern pediu a revogação das sanções.

Ele destacou que a lei foi criada para punir corrupção e graves violações de direitos humanos, e não para minar esforços do Judiciário brasileiro. O democrata lembrou que Moraes conduz a ação penal sobre a trama golpista que tentou anular as eleições de 2022, tendo JairBolsonaro, aliado de Trump, como réu.

“O julgamento de indivíduos que tentaram um golpe não é ‘caça às bruxas’, , mas defesa doEstado de Direito”, afirmou. Para McGovern, o uso indevido da lei enfraquece a política de direitos humanos dos EUA, tornando-a vulnerável a acusações de politização por países como China e Rússia.

Ele defendeu que a sanção aplicada a Moraes desrespeita a memória de Sergei Magnitsky e prejudica a credibilidade dos EUA na promoção dos direitos humanos.

Fonte: Metrópoles