Com boné “O Brasil é dos brasileiros”, Lula critica Bolsonaro e planeja 2026

Nesta terça-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com seus ministros para fazer um balanço do governo e planejar ações para 2026. A maioria dos ministros estava usando bonés azuis com o slogan “O Brasil é dos brasileiros”.

Após comentar sobre a guerra na Ucrânia, o presidente fez duras críticas à família do ex-presidente Jair Bolsonaro, com foco especial no filho Eduardo Bolsonaro. “O que está acontecendo hoje no Brasil com a família do ex-presidente, e com o comportamento do filho dele nos Estados Unidos é, possivelmente, uma das maiores traições que uma pátria sofre de filhos seus”, declarou Lula.

Lula continuou, “não existe nada que possa ser mais grave do que uma família inteira ter um filho… insuflando, com mentiras e com hipocrisias, um outro estado contra o estado do nacional Brasil.” O presidente afirmou que isso “é inexplicável” e que o governo precisa transformar isso em uma “frente de batalha no campo da política” para garantir o respeito pelo país.

A reunião, a segunda do ano e nona desde o início do mandato, também abordou outros tópicos importantes. Entre eles, o tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump; a regulamentação das big techs; e a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também se manifestou sobre as novas tarifas de Trump, destacando a orientação de Lula para que haja “diálogo permanente, soberania, Estado de Direito, separação dos poderes e, ao mesmo tempo, negociação” para corrigir a distorção. 

A reunião começou por volta das 10h com a fala de Lula, e depois alguns ministros apresentaram os resultados de seus trabalhos e as entregas planejadas para 2025 e 2026.

Fonte – Política Alagoana