Banco do Brasil nega bloqueio de cartão de Alexandre de Moraes

O Banco do Brasil (BB) não cancelou os cartões de crédito internacionais do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em resposta às sanções impostas pelo governo de Donald Trump através da Lei Magnitsky. Dirigentes do banco, que não quiseram se identificar, afirmaram que a instituição não realizou nenhum bloqueio desse tipo.

A especulação sobre o caso surgiu nas redes sociais porque o Banco do Brasil é responsável por gerenciar a folha de pagamento dos magistrados do STF. No entanto, isso não significa que os ministros sejam obrigados a usar outros serviços do banco, como os de crédito.

O ministro Moraes, na verdade, teve um cartão Mastercard bloqueado por outra instituição financeira. Após o ocorrido, foi-lhe oferecido um cartão da bandeira nacional Elo.

Elo Proíbe Relação com Clientes Sancionados pelos EUA

O regulamento da Elo proíbe a empresa de manter relação com clientes que sejam alvo de sanções dos Estados Unidos. O texto especifica que é vedado estabelecer ou manter relação com “qualquer cliente que seja ou venha a ser objeto de sanções econômicas ou financeiras” impostas pelo governo dos EUA, pela ONU, pela União Europeia ou pelo Reino Unido.

Até o momento, nem o ministro Alexandre de Moraes nem a Elo se manifestaram publicamente sobre o assunto. O Banco do Brasil, citando o sigilo bancário, também se absteve de comentar o caso.

Fonte – Política Alagoana