Em resposta ao rompimento do União Brasil e do PP com o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com os ministros Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações). O encontro, que deve ocorrer fora da agenda oficial, foi convocado por Lula para esta quarta-feira (3).
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também participarão do almoço. Celso Sabino é filiado ao União Brasil, enquanto Waldez e Frederico foram indicados por Alcolumbre.
Segundo fontes do Planalto, o governo estuda manter Sabino no Ministério do Turismo, mas o ministro do Esporte, André Fufuca (PP), deve sair. Tanto Sabino quanto Fufuca têm demonstrado resistência em deixar seus cargos, buscando apoio do Centrão para permanecerem. A saída de Sabino é considerada difícil, pois ele é uma figura-chave na organização da COP30 em Belém, evento prioritário para o governo.
Uma das alternativas discutidas é a troca do União Brasil pelo MDB no comando do Ministério do Turismo, mas ainda não houve uma negociação formal. Outra possibilidade seria o licenciamento partidário de Celso Sabino para que ele possa continuar no cargo sem filiação partidária.
Fonte – Política Alagoana