Recapturado poucas horas após escapar da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió, um dos cinco detentos que fugiu da unidade prisional nesta sexta-feira, 5, revelou detalhes da fuga, que mobilizou as forças de segurança de Alagoas. Até o momento, quatro dos cinco fugitivos já foram recapturados. A operação de captura foi feita com base em informações do setor de inteligência da PM e as prisões por militares do 2º Batalhão da Polícai Militar (2º BPM).
A reportagem do TNH1 teve acesso ao interrogatório de um dos fugitivos. O relato foi feito pelo detento no momento em que ele foi capturado, em União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, cidade que fica a cerca de 77 quilômetros de Maceió.
Ele conta que veio de outro presídio para fazer um exame em Maceió e que estava dividindo cela com os outros detentos, quando parte do grupo decidiu fugir da unidade prisional.
“Rapaz, eu vim do presídio do Agreste, para fazer um exame nos meus rins, que deu problema. Fiquei na área de isolamento [ no Baldomero Calvacanti], onde estava na mesma cela que eles [outros fugitivos] e, do nada, eles resolveram fugir”, disse.
FACILIDADE PARA FUGIR DO LOCAL
O homem ainda conta que os detentos encontraram facilidade para fugir da cela e aproveitaram uma parede em más condições estruturais para iniciar o plano de fuga.
“Facilidade, porque… tinha facilidade, a verdade é essa. Pocaram a parede. A parede já estava meio pocada e terminaram de pocar com os pés, batendo com os pés, e com pedaços de ferro. E, infelizmente, onde a gente está [cadeia], quando vai ter fuga, não tem como ficar ninguém, senhor. Tá entendendo? Tem que seguir. Infelizmente, e se entregar depois”, explicou.
MURO DE PROTEÇÃO E FUGA PELA UFAL
O detento também revela que, ao quebrar a parede, eles acessaram uma área externa do presídio, onde pularam o muro de segurança e tiveram acesso a parte externa da Universidade Federal da Alagoas (UFAL)
“Quando quebramos a parede, estávamos ainda dentro do presídio, porque, se estivesse fora, eu não tinha ido não, eu estava ainda dentro. Subimos a muralha, pulamos para o outro lado e caímos na UFAL”, completou.
ROUBO DE MOTO E FUGA PARA OUTRA CIDADE
O homem ainda confessa que o grupo de fugitivos se dividiu ao serem perseguidos por um carro. Ele revela que parte do grupo roubou uma moto e fugiu sentido ao município de União dos Palmares.
“Eu não sei lhe explicar o local onde roubamos a moto, pois eu não conheço nada em Maceió, eu sou de Sergipe, pô. Mas roubamos em Maceió. Digamos que éramos quatro… não tinha ninguém esperando. Tinha um carro atrás da gente, aí nos separamos. O que foi preso, que mostraram a foto dele aí, ficou em Maceió. Foram cinco fugitivos. Teve um que estava vindo com a gente e ficou no meio do caminho, mas não sei o local exato. Sei que ele falou com o tio dele, que era da polícia, e que iria se entregar. Passou 1 hora e meia ou até duas horas para ele descer da moto. Foi aqui perto”, finalizou.
Quatro suspeitos foram recapturados
O primeiro fugitivo do presídio Baldomero Cavalcanti foi recapturado por policiais da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) na manhã desta sexta-feira (05), no município de Pilar, na Grande Maceió.
O detento, identificado como Ronaldo da Silva Melo, foi encaminhado para a Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. Depois, ele será reconduzido para o presídio.
Horas depois, policiais militares conseguiram prender outros três dos cinco homens. Os fugitivos foram encontrados na Praça Padre Cícero, em União dos Palmares, na Zona da Mata do estado. Com eles, a polícia apreendeu uma motocicleta com registro de roubo.
Eles foram identificados como Jonathan Teixeira da Silva (Jhony)/ José Carlos Trindade/ Edivaldo Gabriel Lopes Cavalcante (Vulgo Vaqueiro), além de Ronaldo da Silva Melo, pego no Pillar.
Quem são os fugitivos: Jonathan Teixeira da Silva (capturado); José Carlos Trindade dos Santos (capturado); Edivaldo Gabriel Lopes Cavalcanti (capturado); Willis David Peixoto de Vasconcelos; (foragido); Ronaldo da Silva Melo (capturado).
Até a última atualização desta matéria, não há informações sobre o paradeiro do único foragido restante.
Fonte: TNH1