O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se manifestou nesta quinta-feira (11) nas redes sociais após a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) votar pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus, no chamado “núcleo crucial” da trama golpista de 2022.
Em publicação no X (antigo Twitter), Flávio questionou o voto da ministra Cármen Lúcia, que desempatarou o julgamento, afirmando que a fundamentação careceu de provas:
“Carmem Lúcia não individualiza uma única conduta de ninguém, não cita uma prova de absolutamente nada. Pessoas que não se conhecem e nunca se falaram passaram a integrar uma organização criminosa. Discurso virou prova de premeditação. Narrativas viraram fundamento jurídico.”
O comentário foi feito após o voto divergente do ministro Luiz Fux, na quarta-feira (10/9), que defendeu a absolvição da maioria dos réus. Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já haviam se posicionado pela condenação.
O julgamento envolve cinco acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e os demais réus: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, e deterioração de patrimônio tombado.
Com o voto de Cármen Lúcia, a Primeira Turma do STF consolidou a maioria para condenação dos acusados.
Fonte – Política Alagoana