O Governo do Rio de Janeiro planeja enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF), até dezembro deste ano, um plano que prevê o apoio operacional do Exército para a recuperação de territórios dominados pelo tráfico.
O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, confirmou que “O plano será apresentado até 20/12 ao Conselho Nacional do Ministério Público e ao Supremo Tribunal Federal”. O envio ao STF é necessário devido a decisões anteriores da Corte sobre operações policiais no estado.
Santos já havia defendido em julho a utilização de blindados para a retomada de territórios: “O monopólio da força é do Estado. A gente não pode permitir que uma organização criminosa inverta isso. […] O estado vai entrar com muita força. Com toda a força, mas de forma plena”.
O plano envolverá “todas as forças policiais.
Estaduais e federal. A Polícia Federal deverá participar, dependendo da região, PF, PRF, Força Nacional, as Forças Armadas,” avaliando-se até mesmo a possibilidade de decretar
Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na localidade.
O secretário destacou que, embora o plano esteja em fase de confecção e ainda não tenha sido formalmente conversado com o Governo Federal, ele será apresentado ao STF para aprovação antes de iniciar a ocupação dos territórios.
Fonte : Política Alagoana

