A Comunidade Quilombola Muquém, em União dos Palmares, recebe nesta sexta-feira (7/11), a partir das 8h, a ação “Justiça dos Povos Vulneráveis”, iniciativa do Poder Judiciário de Alagoas, com apoio da Prefeitura de União dos Palmares. O objetivo é promover cidadania, garantir direitos e aproximar serviços públicos das famílias quilombolas.
A programação irá oferecer emissão de documentos, atendimentos jurídicos, orientações judiciais, além de uma ampla oferta de serviços de saúde, como consultas médicas e odontológicas, vacinação e testes rápidos. Também haverá atendimentos da Assistência Social, incluindo Programa CRIA, Cadastro Único, Criança Feliz, além de matrículas para a EJA e atividades lúdicas para as crianças.
Para o prefeito Júnior Menezes, a ação reforça o compromisso do município em garantir dignidade e cuidado às comunidades tradicionais.
“Muquém é um símbolo de resistência e identidade da nossa história. Estar presente com serviços, atendimento, escuta e respeito é afirmar o valor do povo quilombola e fortalecer nossa construção coletiva de cidadania. Seguimos tocando pra frente, com trabalho e presença onde o nosso povo está”, destacou.
A iniciativa também reforça a importância da articulação entre justiça, governo municipal e lideranças comunitárias, fortalecendo políticas públicas de forma integrada e inclusiva.
Fonte : Assessoria

